Geromaq Sistemas, São Paulo/SP

Módulos de acionamento

Precisão. Esta é a palavra que resume a solução em automação industrial da Geromaq, que utiliza módulos de acionamento da Comm5 Tecnologia na integração entre hardware e software. Criada como sistema de pesagem e dosagem, a solução apresentada aqui foi instalada em uma indústria de borracha da Grande São Paulo.

“O processo de separação da matéria-prima foi dividido em duas etapas: pequenos volumes e grandes volumes”, explica Peter Klaus Gessert, diretor comercial da empresa Geromaq. “Na primeira etapa utilizamos balanças de alta precisão para a composição de um tipo específico de borracha. Na segunda, adicionamos o negro de fumo em grande quantidade. Nessas duas etapas usamos os módulos de acionamento da Comm5. A configuração deles é superfácil”, complementa Peter.

A indústria de borracha mencionada atende as principais montadoras automobilísticas no Brasil trabalhando ininterruptamente. “São cerca de 180 mil acionamentos por mês, dois mil por dia, em três turnos diários”, calcula Clayton Oliveira, diretor comercial da Comm5. “Os módulos da Comm5 trabalham sem parar enviando e recebendo dados. Isso demonstra a eficiência do produto”, orgulha-se Clayton.

Na solução da Geromaq, os módulos de acionamento da Comm5 operam no tráfego de protocolos TCP/IP e conectam-se aos conversores 2S-TCP, também da Comm5, que juntos integram software, balanças, leitoras de RFID, válvulas e displays em pesagens de alta precisão, ou seja, da ordem de 0,5 gramas. “É assim que conseguimos evitar o desperdício e dar garantias de que a fórmula de um determinado tipo de borracha que será produzido”, resume Peter. A implantação da solução também requer uma reconfiguração do chão de fábrica, como a instalação das baias (veja imagem abaixo).

 

Peter conta que optou pelos módulos de acionamento da Comm5 porque fornecem mais estabilidade ao programa (software) da Geromaq. “Antes eram usados CLP que, além de caros, não possibilitavam recursos necessários para um resultado estável”, analisa Clayton.

A Geromaq trabalhou por cerca de três anos no desenvolvimento de seu sistema de pesagem e dosagem e com equipe de quatro programadores de LabVIEW. Após anos de experiência com representação de maquinário industrial, Peter percebeu que as indústrias precisavam de uma solução automatizada para garantir a qualidade do material produzido. “Hoje em dia as montadoras precisam ter certeza de que receberão um produto com qualidade e resistência. Fazer recall dá prejuízo para todo mundo”, exemplifica Peter.

“Estamos sempre dispostos a contribuir no desenvolvimento de soluções como a da Geromaq que, além de usar tecnologia e conhecimento de brasileiros, ajudam as indústrias do país a serem mais produtivas e lucrativas”, declara Clayton.